16 de janeiro de 2012

Fashion Rio 2012_parte III

Já vimos muito nas passarelas do Fashion Rio, que acabou neste sábado. Mais algumas tendências que visualizamos nas coleções de várias marcas: o retorno triunfal do veludo, em roupas e acessórios; outro material para se prestar atenção é a camurça, ou o efeito acamurçado, em calçados e bolsas; na combinação de cores viu-se muito o duo de preto com laranja; o efeito matelassê deu seus ares em várias coleções, principalmente em jaquetas e bolsas; losangos estão em alta, seja na forma de estampa, de jacquard, intarsia ou até em recortes vazados; as botas estão com o cano curto nesta temporada; e as bolsas saco ou sacola, bem molengas, também apareceram aos montes.

Segue as análises do último dia e uma relação dos looks masculinos que mais gostei.

Sábado
Giulia Borges
Inspirada nas bonecas Antique Dolls, a coleção de GB veio fresca, graciosa e feminina. Para o nosso mercado gaúcho, pincelei peças as quais devemos observar mais a forma do que o material. As cartela de cores também me agradou, com brancos e pretos pontuados por cores como coral e lima.

Minhas escolhas: casaco felpudo branco; casaqueto preto sobre macacão estampado, bem sequinho; casaqueto coral com lindo trabalho de renda

Nica Kessler
Me agradou muito esta coleção que, inspirada em Viagens, Migrantes, Índios e Mapas, trouxe peças que misturam um ar rústico com um certo requinte. Formas ótimas para inverno, bem como a escolha dos materiais foi certeira, com lã, camurça e tricô. Cores como terrosos, laranja, azul, e cinza mesclavam-se entre peças e estampas.

A camurça molenga ficou linda nesse vestido laranja; tricô sequinho com saião é uma aposta bem interessante; nesse terceiro look destaque para a Perfecto em camurça bege com turquesa; o último é um look bem casual que agrada a todas as idades e corpos.

Esse vestido tipo poncho já deu seus ares nos desfiles internacionais, acho que vai virar hit; muito bonito o mix de padronagens desse segundo look, em cores fechadas; vestido-pull em malha fininha cinza para dar um charme no inverno; jaquetinha azul klein (cor do momento) com detalhes em laranja para iluminar os dias cinzas.

Os acessórios também agradaram, como esse colar de madeira e metal; a bolsa em formato inusitado ficou interessante (básica, minimal e chique); sandal boot é mais uma aposta para ser usada o ano inteiro

O abotinado com cadarço vai virar hit, pois foi visto em várias coleções; adorei essa bolsa de rede com tecido estampado por dentro; os cintos da coleção estavam fantásticos.

Andrea Marques
Uma cartela de cores bem característica imprimiu looks minimalistas, para uma mulher mais clássica, porém contemporânea. Peças leves, secas, retas, ora fluidas, ora com corte de alfaiataria. Uma coleção com cara de outono. Aliás, perfeita para o clima que ainda está esfriando, mas não chegou no seu auge.

Destaque para a alfaiataria moderna da coleção, como esses dois primeiros looks; para looks passeio, peças leves com ótimo corte, em cores modernas.

Oestúdio
A Oestúdio sempre foi uma marca muito conceitual, mas me surpreendi com algumas peças bem usáveis da coleção, sem perder a criatividade pura. Cores: laranja, verde, preto e nude. Materiais: lã e jacquard reciclado.

Escolhas: camisa transparente com detalhes em cetim; blusa com corte minimal combinada com calça justa; look todo preto e corte assimétrico; vestido com gola-capuz nesse estampado tipo marca d'água; mini poncho com capuz em tricô verde.

O calçado rasteiro parece ser bem confortável; o detalhe de rosto da bolsa pode parecer estranho (ou divertido, depende o ponto de vista) mas o que interessa aqui é a informação: bolsa sacola super despojada.

Ausländer
A Ausländer fez uma coleção para boas doses de frio intenso. Ponchos, tricôs, camurças e... cobertor. Quem nunca teve vontade de sair enrolada no cobertor quando as temperaturas estão negativas? Pois a marca mostrou que pode: transforme ele num poncho e pronto! Com direito a chapéu, gorro, protetor de orelha e até luvas de malha, a marca se inspirou no clima de serra, na preguiça e no silêncio.

Vestido de malha com mantô; calça justa com bota, t-shirt e mantão; blazer de lã com vestido e coturno... ótimas opções para o mercado gaúcho

Mais uma Perfecto bacana com detalhe nas mangas; olha aí o cobertor-poncho, arrematado por cinto de couro; esse último look bem serrano vai agradar.

Os acessórios acompanham a idéia de frio da coleção: bota e coturno de cano curto; chapéu fedora  que apareceu em várias cores.

Bolsas minimal em couro; bolsa xadrez tipo cobertor, bem interessante; protetor de orelha feito em tricô, mais parece um fone.


Masculino
2nd Floor
Destaquei a alfaiataria slim, com paletó e calça mais ajustados em lã fria com detalhes de couro nas lapelas e bolsos; blusão em maxi listras multicolor; jaquetão com efeito matelassê; nos acessórios destaque para a mochila preta com detalhes flúo e o abotinado com cadarço.


TNG
A melhor coleção masculina do FR foi o da TNG, com certeza. Boas propostas em calças e blazers. Adorei as lavagens dos jeans. As bolsas são fantásticas, próprias para carregar papelada e gadgets de todos os tamanhos. O xadrez apareceu em cores mais sóbrias, combinados com peças em cores neutras.




Coca-Cola Clothing
Para quem aspira conforto e funcionalidade a Coca-Cola Clothing trouxe algumas boas propostas, com jaquetões e coletões. Mas tudo direcionado para um público jovem bem específico, que curte uma vibe mais ousada e chamativa. Percebe-se isso claramente nos calçados.



R.Groove
Meio sem graça a R.Groove esse ano! Não sei, mas faltou algo! Gostei dos pulls de tricô e malha... as calças tinham um corte estranho. Boa a jaqueta do segundo look abaixo, na cor bordô. O calçado é bem comercial, nas cores ideais: bege com branco e preto com branco. A mochila tem um tamanho meio exagerado, mas acredito que na loja terá tamanhos menores, aí fica interessante. Gorros de tricô agradam bastante um mercado mais jovem.



Oestúdio
Eu gostei de várias peças da Oestúdio, mas como tento buscar informação para o público gaúcho, aí complicou meu caso! Eles fazem um trabalho interessante com os materiais, com estampas e efeitos diferenciados. Acho que tem um público bem restrito que talvez vá procurar esse tipo de informação. Destaquei dois looks que mais gostei de todos, menos conceituais. O calçado era igual para homens e mulheres, bem confortável... seria o retorno do Unissex, tão em voga nos anos 90?


Ausländer
Boas propostas da Ausländer, tanto em calças quanto em blusas. Já deu para perceber, pelo menos no Fashion Rio, que as calças masculinas estão mais ajustadas, mais sequinhas, sem muita informação. O destaque fica por conta das peças de cima, com estampas, jacquards e recortes mais diferenciados. Gostei de ver os pontos de luz em cores intensas para quebrar o gelo das cores sóbrias. Aliás, vimos uma cartela de cores mais variada para o masculino, além dos azuis, cinzas e pretos. Gosto disso, espero que o público em geral, não só os jovens, comecem a aderir essa tendência.



Bom, o Fashion Rio acabou e espero ter acrescentado com minhas escolhas e análises. Aguardamos agora, ávidos, o São Paulo Fashion Week, assim completamos nossa pesquisa e podemos então correr atrás das compras de inverno, pois o tempo passa tão rápido que logo logo, ele está aí!

Fonte: FFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário