21 de maio de 2011

Bate-papo com AsPatrícias

Hoje pela manhã o shopping Iguatemi Caxias promoveu um bate-papo com as Consultoras de Moda Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti do blog AsPatrícias, que levaram para apresentação o tema Consumidor Eterno Mutante - desejos e hábitos de consumo do ontem ao hoje.




Através de painel com imagens e micro-textos, as consultoras fizeram um paralelo das décadas, de 1970 até hoje, sobre os tipos de consumidores. Segue resumo da conversa.

Anos 70: o consumidor estava preocupado com preço
Anos 80: hábitos de consumo das tribos; ser igual a um grupo; pertencer
Anos 90: a interferência do consumidor em uma tribo; elas chamaram de consumidor Metrô, que transita em várias estações até chegar na sua.
Anos 2000: consumidor híbrido; único; hábito de não só interferir, mas também misturar a seu modo; uma pessoa com vários estilos, dependendo da ocasião ou momento.

Elas ainda destacaram 4 elementos que consideram como tendência de consumo que deixaram de ser apenas tendência de moda, pois transitam em diversas áreas do consumismo. São elas:

Releitura: interpretação do design passado; trazer de volta a memória afetiva; citaram como exemplo a culinária simples, o comer-brigadeiro-de-colher, que lembra a infância, não apenas o ato de comer um brigadeiro, mas a busca da sensação lúdica do ato em si. Citaram também um programa, novo no mercado, que, instalado em um provador, assim que o cliente entra para a prova, toca músicas relacionadas ao produto que está sendo vestido.

Vintage: a busca pelo original de uma época; peças que simbolizavam determinada época, que se tornaram ícones de um tempo. Citaram como exemplos um Pucci anos 70, um Courréges anos 60...

Co-creation: customizar, interferir no produto a seu modo, "criar" seu próprio produto. O site Laca exemplificou esta atitude.

Hi-low: a mistura do luxo com o simples, do caro com o barato, do elegante com o esportivo. Exemplos de personalidades que seguem esta tendência: Sarah Jéssica Parker, Kate Moss, Drew Barrymore e Michelle Obama.
 

Para finalizar, elas sinalizaram outros 4 elementos, estes relacionados às atitudes do cliente atual:
- o cliente está mais informado;
- mais atento;
- mais estiloso;
- mais "jovem" (age less), ou seja, os sem-idade.

Concluíram que segmentar um cliente por idade, por classe social/econômica está completamente fora de moda, antiquado; que as vendedoras e vendedores DEVEM estar completamente treinados e antenados para atender este novo cliente, pois os termos do tipo "foi feito para você!", "isso está vendendo muito", e outras falas absurdas devem ser extintas e substituídas por informação de verdade, relacionadas a estilo, estética, qualidade, sensação e inovação.

Obs.: as imagens acima não foram tiradas do painel delas, foram escolhidas por mim para ilustrar a palestra.

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